Os docentes das quatro universidades estaduais baianas emitiram nota pública em que deixam claro a possibilidade de nova greve. Os professores cobram do governador Jaques Wagner que respeite termo de compromisso e volte a discutir reivindicações da categoria. Segundo a nota, o governo realizou duas reuniões após os 78 dias de greve, a última delas em agosto.
“Desde então, o governo tem se recusado a reunir-se com as Associações Docentes”, assinalam. Os professores reivindicam agendamento “imediato” de reunião para que não sejam adotadas “ações mais duras”, decorrentes do “descaso do governo Wagner com as universidades estaduais”. Confira conteúdo da nota no “leia mais”.
O DESCASO CONTINUA: GOVERNO WAGNER DESCUMPRE ACORDO
O Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais Baianas – ADUSB, ADUSC, ADUNEB e ADUFS – vem apúblico denunciar que o governo Wagner não cumpre nem mesmo aquilo que assina.
Depois de uma greve de 78 dias, em que os salários dos(as) professores(as) foram cortados de forma ilegal, com ajustiça tendo obrigado o governo Wagner a pagá-los imediatamente, foi firmado,no dia 15 de junho de 2011, um Termo de Compromisso entre as Associações Docentes e o governo, como condição para o término da greve da categoria.
Nesse documento, o governo se comprometeu a agendar reuniões com os(as) professores(as), servidores(as) técnico-administrativos e estudantes, a cada dois meses, para a resolução de problemas decorrentes ao decreto 12.583/11, que afeta o funcionamento das universidades estaduais baianas, ataca os direitos adquiridos dos(as) docentes e servidores(as) técnico-administrativos e inviabiliza uma política de permanência estudantil adequada.
Após o término da greve só foram realizadas duas reuniões, uma em junho e outra em agosto. Desde então, o governo tem se recusado a reunir-se com as Associações Docentes.
Portanto, cobramos do governo o respeito ao Termo de Compromisso e o agendamento imediato de uma reunião com as categorias, para que não sejamos obrigados a recorrer a ações mais duras, causadas pelo descaso do governo Wagner com as universidades estaduais.
FÓRUM DAS ADs
Associação dos Docentes da UEFS
Associação dos Docentes da UESC
Associação dos Docentes da UESB
Associação dos Docentes da UNEB
Nenhum comentário:
Postar um comentário