“Pega na mentira! Pega na Mentira!”. O refrão de um grande sucesso do compositor Erasmo Carlos é cantarolado pelo presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, ao constatar a dissonância entre o número de alfabetizados pelo Topa (Todos pela Alfabetização), propagandeado pelo governador Jaques Wagner em seu primeiro mandato (2007/2010), e o resultado do Censo 2010, realizado pelo IBGE.
“Na propaganda do governo de Wagner, anunciam a alfabetização de 751 mil baianos pelo Topa nos quatro anos do primeiro mandato. A realidade revelada pelo Censo 2010 é bem diferente. O número real de alfabetizados é quase seis vezes inferior. Apenas 132 mil baianos aprenderam a ler e a escrever no período”, afirma Aleluia.
Ao contrário de Jaques Wagner que chuta números grandiosos e fica repetindo na propaganda para parecer verdade, o líder oposicionista extrai as informações, que desmascaram mais uma vez a farsa do Topa, de uma fonte inquestionável: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“A Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar (PNAD), realizada pelo IBGE em 2006, indica a existência naquele ano de 1.862.000 analfabetos na Bahia. O Censo 2010, agora, revela que há 1.730.000 baianos sem saber ler e escrever. Com uma simples conta de diminuição chega-se a 132 mil, que é a redução verdadeira do número de analfabetos no estado entre 2007 e 2010, período do primeiro mandato de Wagner”, explica o presidente democrata.
* Informações: Políticos Sul da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário