sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

IGUAÍ: Mula pari uma potra

Em Iguái a fazenda Lajedão, do pecuarista Manoel Pinto Freitas (Marotinho), se transformou em um ponto turístico da cidade. O motivo foi gerado pelo acontecimento de algo raro.

Na fazenda de Marotinho, que fica localizada na região do Rio Novo, na Zona rural de Iguaí, uma mula pariu uma potra. O pecuarista explicou ao site “Iguaí Mix”, que é a segunda vez que a mula pariu, em 2011 a mula pariu, mas o filhote não sobreviveu, já que a a mula pisou no intestino do filhote.

Isso é considerado raro, já que a mula é considerada um animal infértil, já que é gerado do cruzamento de duas espécies, no caso o cavalo e o jumento.

O jumento não consegue produzir espermatozóides por isso é estéril. A mula também é estéril porque não pode produzir óvulos. Outra explicação é que tanto o macho quanto a fêmea não têm os órgãos genitais bem desenvolvidos, o que dificulta o acasalamento.

Entretanto, nos últimos 200 anos existem por volta de 60 registros de mulas paridas em todo o mundo, sendo que apenas nas ultimas duas décadas houve confirmação pelo exame do cariótipo.

Nenhum comentário: