segunda-feira, 14 de maio de 2012

CAMACAN: Índio é morto com um tiro de espingarda em Aldeia de Jacareci

Um índio identificado como Robson Reis dos Santos, mas conhecido como Robinho, 27 anos, pertencente a Aldeia Córrego do Cedro, distrito de Jacareci, distante 19 km de Camacã, foi morto na tarde deste sábado por volta das 14:00 horas, vítima de disparo de uma espingarda tipo chumbeira nas dependências da mesma aldeia. Segundo o Cacique Josivaldo Reis dos Santos, 31 anos, e irmão do índio, ele teria ido procurar o rebanho de gado que estava disperso, quando saiu acompanhado por um cachorro de sua propriedade. O cão teria se atrapalhado em uma pedreira ficando preso entre as rochas. A vítima não conseguindo tirar o cachorro do local por ser de difícil acesso, foi até a sede da fazenda, chamou um irmão e um primo na tentativa de salvar o animal.

Segundo a versão apresentada pelo primo e o irmão do índio, quando conseguiram tirar o cão, Robson teria tropeçado em uma pedra e, pelo fato do local ser bastante íngreme, aí então, a espingarda caiu, quando ele tentou segurar a arma, esta teria disparado acidentalmente e acertado a mão esquerda e na altura do peito esquerdo do índio.

Quando Robson foi atingido, estava na companhia do primo Washington Souza Reis, e seu irmão Juliano Reis dos Santos. Os familiares do índio ainda tentaram socorre-lo com vida, mas ele morreu na estrada enquanto estava sendo levado para atendimento em um dos hospitais do Município de Camacan. O delegado Porto, da Polícia Federal, esteve com sua equipe ouvindo os depoimentos dos irmãos da vítima, na noite deste sábado, na delegacia circunscricional de Camacan, a quem eles reforçaram a informação. Agentes do Ministério da Justiça e Fundação Nacional do índio (FUNAI), estiveram no Município de Camacã a fim de se inteirarem sobre as verdadeiras causas do que possa ter ocorrido. Robson era pertencente a uma família de quatorze irmãos. As autoridades ouviram dos irmãos da vítima, a mesma versão apresentada anteriormente. O índio deixou esposa e dois filhos menores. O corpo está no necrotério do cemitério de Camacã e será trasladado para necropsia no Departamento de Polícia técnica de Itabuna (DPT) e será sepultado no cemitério do distrito de Jacareci .

* Informações: O Tempos Jornalismo

Nenhum comentário: