sexta-feira, 15 de abril de 2011

PAU BRASIL: Índio Pataxó continua internado em Itabuna

Permanece internado no Hospital de Base de Itabuna, na Região Sul da Bahia, o índio da tribo Pataxó Hã hã hãe, Jefferson de Souza Santos Pataxó, 28 anos. Ele foi alvo de uma emboscada por homens armados quando saia de um clube social na madrugada do último domingo (10) na cidade de Pau Brasil, a 551 quilômetros de Salvador, no Sul do Estado. Jefferson recebeu três tiros – dois na barriga e um na axila direita, e ainda corre risco de morte. 

Hoje pela manhã o cacique Gerson Pataxó, pai de Jefferson e líder dos três mil índios que vivem na região de Pau Brasil encaminhou documentação ao deputado federal Valmir Assunção, em Brasília, para que através da Câmara dos Deputados, possa ser solicitada a presença da Polícia Federal para desarmar fazendeiros da região. O deputado aproveitou o episódio para cobrar mais firmeza da justiça na proteção aos povos indígenas no e Extremo Sul da Bahia, e punição contra os criminosos. “Não é possível que se atente contra a vida daqueles povos que apenas lutam pela posse das terras que sempre lhes pertenceram”, disse. 

Segundo Gerson, os conflitos envolvem, principalmente, terras das fazendas Santa Maria, Água da Serra, Santo Antonio e Oriente, que juntas perfazem mais de quatro mil hectares. As fazendas foram retomadas pelos índios em outubro do ano passado. Os índios reivindicam a posse de 54.100 hectares de terras, demarcadas desde 1936, mas só ocupam 18 mil há do total. “De 1982, quando os conflitos aumentaram até agora, mais de 20 lideranças dos pataxós já morreram. E agora temos oito líderes na região que estão jurados de morte por pistoleiros”, disse o cacique pataxó.

* Informações: Fala Valmir

Nenhum comentário: