quarta-feira, 31 de agosto de 2011

JUSSARI: Município recebe pacote de obras nas estradas vicinais

JUSSARI - Após diversas audiências com secretários estaduais e com o próprio governador Jacques Wagner, a prefeita de Jussari Neone Barboza comemora a execução das obras de recuperação e melhoria das estradas vicinais e de acesso ao município.

No pacote de obras, o asfaltamento da BA que interliga Jussari à BR101 foi uma das principais conquistas. Em parceria com o Derba, também estão sendo recuperadas as estradas vicinais que dão acesso ao distrito de Jussari, Areia Branca; ao distrito de Itaju do Colônia, Palmira; e ao distrito de Arataca, Anuri.

Sobre a obra de asfaltamento da via de acesso que interliga Jussari á BR-101, sete quilômetros de estrada estão passando por recuperação com retirada de todo asfalto remanescente para aplicação de nova camada asfáltica. Inicialmente, a empresa responsável pela obra executou a construção da rede de drenagem pluvial, contando inclusive com a construção de uma pequena ponte que dará vazão ao curso do rio Piabanha.

Construída há aproximadamente 15 anos, a estrada passou por apenas uma obra de recuperação ao longo deste tempo, tendo acumulado buracos e problemas que dificultavam a vida dos moradores e visitantes de Jussari e daquela região. A ação da prefeita Neone Barboza em parceria com o deputado federal Rui Costa e o prestígio da atual administração foram determinantes para a autorização da obra.

“Sempre tivemos a garantia por parte de Wagner que o asfaltamento da estrada seria realizado e este sonho está sendo executado com primor. Não apenas recapeando alguns trechos, mas retirando todo asfalto para construção de uma nova pavimentação. É um compromisso de campanha realizado”, declarou a prefeita Neone.

* Informações: Políticos Sul da Bahia

BARRO PRETO: Vereador denuncia a existência de mensalinho

BARRO PRETO - Se engana quem pensa que o mal da corrpução só atinge os grandes centros e envolve grandes quantias. Prova disso é queem recente sessão na câmara de vereadores de Barro Preto, o presidente Teco da Rota (PTB) fez uma grave acusação contra cinco vereadores da bancada da base do governo do prefeito Adriano Clementino (PMDB). Teco declarou para abertamente que o prefeito paga um “mensalinho” de R$ 500 para os vereadores Cardoso (PP), Marco Araújo (PRP), Gelma (PMDB), Zé Pequeno (PTC) e Alaíse (PMDB). Ele foi além e informou que foi o prefeito o confessou o absurdo: “ Coloque o prefeito na minha frente, porque não sou homem de mentira”. Vale lembrar que recentemente o vereador Gideon (PV), declarou em uma sessão que o prefeito Adriano é “ladrão”.

CAMACAN: PRF apreende madeira ilegal

CAMACAN - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nesta terça-feira (30), na BR-101, em Camacan, no sul da Bahia, um caminhão carregado com madeira ilegal. A mercadoria é proveniente da Mata Atlântica e tem extração proibida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A madeira era transportada do município de Jacareci para Vitória da Conquista. O condutor do veículo, Edonício de Souza Reis, de 40 anos, será multado e responderá em liberdade por crime ambiental. 

* Informações: Jornal Correio.

BAHIA: Violência no estado ganha destaque internacional

BAHIA - Com o título de "As Prosperity Rises in Brazil’s Northeast, So Does Drug Violence" a crise na Segurança Pública da Bahia foi destaque na versão on-line do The New York Times, um dos veículos de Comunicação mais importantes do mundo.

Na matéria é a apontada a facilidade que o crime organizado tem para ampliar os pontos de venda de crack e cocaína, além do assustador aumento da violência no estado. De acordo com o jornal norte-americano, entre 1999 e 2008, o número de assassinatos cresceu 430%.

A reportagem também cita que o Rio de Janeiro sofre com as mesmas mazelas. No final do texto, o repórter Alexei Barrionuevo destaca que as duas localidades não podem oferecer segurança aos turistas durante a Copa do Mundo de 2014.

* Informações: Bocão News

FUTEBOL: Vitória goleia Vila Nova e se aproxima do G4

FUTEBOL - Com um futebol bastante inteligente e contando com o bom momento de Marquinhos, o Vitória venceu o Vila Nova-GO na noite desta terça-feira, por 3 x 0, no estádio Serra Dourada, e se aproximou novamente do G4, grupo que se classifica para a primeira divisão em 2012. Com este resultado, o rubro-negro baiano agora chega aos 30 pontos, ocupando a sexta posição na tabela. Na próxima rodada, o Leão vai encarar o Icasa, dentro do Barradão, no sábado. 

BAHIA: PM se prende em jaula em protesto à acusação

BAHIA - Um policial militar que foi condenado a 15 anos de prisão pelo homicídio do empresário Carlos Aníbal Passos Vieira, 56 anos, em 2003, está voluntariamente preso em uma jaula em protesto para receber um novo julgamento do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), de acordo com informações do Correio. O PM Jurandir Santana de Jesus, 42 anos, foi condenado como um dos executores do empresário. Marcus Vinícius Luchtemberg e Olegar Luchtemberg Filho foram condenados como mandantes.

Um quarto acusado foi absolvido. A jaula tem 3m² e está a cerca de 4M do solo na BR-324, no bairro do Calabetão, onde Jurandir mora. Ele chegou a ficar preso por 1 ano e 11 meses em 2004, mas foi solto após conseguir um habeas corpus e aguarda a decisão de um recurso em liberdade. Segundo o advogado do PM, Wagner Martins, mesmo estando solto Jurandir se sente marcado e não tem condições de aproveitar a vida, podendo ser preso a qualquer momento. "Ele é um homem condenado injustamente, as provas estão aí de sobra de que ele é inocente, se trata de notória ilegalidade", afirma.

* Informações: Bahia Notícias

PAU BRASIL: Homicídio no centro da cidade

PAU BRASIL - Um gari identificado como Thiago Silva Permíno, 24 anos de idade, foi brutalmente assassinado com dois tiros à queima roupa no centro de Pau-brasil, na manhã desta terça-feira, no centro da cidade. Thiago irmão de She-Ra como era conhecido, tinha envolvimento com drogas e pesava contra ele uma acusação de homicídio ocorrido no mês de abril deste ano, e uma tentativa de homicídio em 2009 também no Município de Pau Brasil. De acordo com informações das autoridades policiais, Thiago estava trabalhando quando foi assassinado.Após efetuar os disparos o atirador fugiu por um matagal entrando nas águas do rio água preta tomando rumo ignorado. As autoridades policiais acreditam que o homicídio pode ter ligação tanto com o trafico de drogas como o homicídio o qual Thiago é apontado. A policia agora, vai trabalhar com as duas hipóteses. As policias civil e militar do Município de pau Brasil já estão buscando a identificação do criminoso para apurar a autoria deste homicídio.

* Informações: Vermelhinho da Bahia

POLÍTICA BAIANA: Josias Gomes participa de audiência com Ministra Ideli Salvati

POLÍTICA BAIANA - O deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, esteve na manhã desta terça-feira, 30, com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati. Na agenda, ações e obras reivindicadas por municípios de diversas regiões da Bahia.

Segundo Josias, a ministra Ideli Salvati cumpre importante papel no relacionamento da base de sustentação do governo com o Planalto, pela sua condição de ex-parlamentar e ministra da confiança da presidenta Dilma Roussef.

“Entre as reivindicações que levamos estão desde recuperação de estradas, a melhoramento de escolas, atendimento a questões comunitárias, enfim, necessidades do dia a dia do povo baiano, buscando solução junto ao Planalto”, informou Josias Gomes.

* Informações: Políticos Sul da Bahia

terça-feira, 30 de agosto de 2011

CAMAMU: Mesmo afastada, ex-prefeita inaugura posto

CAMAMU - Apesar da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de afastar a prefeita Ioná Queiroz, de Camamu, do cargo, ela continuar firme e forte no comando da cidade, como a mídia especulou nesta segunda-feira (29).  Na última sexta-feira (26) Ioná inaugurou uma Unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) no distrito do Acaraí (a 4,5 km da sede), em companhia do deputado federal Geraldo Simões (PT). Vereadores, secretários e dezenas de cidadãos estiveram presentes para conhecer as novas instalações. Vale lembrar que Ioná Queiroz perdeu o mandato por abuso de poder econômico e político em julgamento realizado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O deputado disse que conhece a trajetória da prefeita e por isso a apoia incondicionalmente. E ainda fez questão de ressaltar: “Semana passada enquanto conversávamos ela me pediu para ajudar a conseguir mais um benefício para Camamu. Isso me surpreendeu, porque qualquer um estaria pensando em resolver apenas seus problemas, mas Ioná não, ela continua agindo como se nada fosse impedi-la de trazer o melhor para o povo”.

* Informações: Bocão News

SENHOR DO BONFIM: "Festa Erótica" acaba com 80 detidos

SENHOR DO BONFIM - Oitenta pessoas que participavam de uma festa regada a drogas, bebidas e sexo foram presas, neste domingo (28), em uma casa em Senhor do Bonfim, no centro norte baiano. De acordo com a polícia, o evento contava com a presença de adultos e adolescentes e foi anunciada em um site de relacionamento na internet. Segundo reportagem da TV São Francisco, as mulheres, muitas delas adolescentes, não pagavam nada para participar, mas tinham que usar biquíni. Já os homens tinham que desembolsar R$ 15. O evento, "all inclusive", tinha cocaína, estimulantes sexuais e bebidas alcoólicas. Do total de detidos, 17 ficou preso até esta segunda (29), após pagamento de fiança. Dois homens foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, crime inafiançável, e permanecerão presos à disposição da Justiça.

* Informações: Bahia Notícias

CONCURSOS: IBGE abre 4.250 vagas

Estão abertas as inscrições para o concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O processo seletivo irá selecionar 4.250 candidatos para trabalhos temporários. Os cargos são para agente de pesquisas e mapeamento. É preciso ter nível médio completo.

Há vagas para Ilhéus e Itabuna, além de outras cidades baianas. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais e os serviços serão prestados pelo prazo máximo de 24 meses. O salário é de R$ 850.

O contratado receberá auxílio-alimentação e auxílio-transporte, além de ter direito a férias e ao 13º salário. As inscrições serão encerradas no dia 19 de setembro, com taxa única de R$ 20.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

BAHIA: Wagner só cita petistas entre possíveis sucessores

BAHIA - Em entrevista de página inteira publicada hoje (29) no jornal Tribuna da Bahia, o governador Jaques Wagner só cita petistas entre os possíveis sucessores em 2014. Questionado sobre a pré-candidatura do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, ao governo, ele respondeu que o nome estava sendo colocado. “Mas ainda não se formalizou porque está muito cedo. A hora de se pensar em 2014 é depois das eleições municipais, em 2013. Agora ele é um nome que é respeitado na Bahia e nacionalmente, como (Walter) Pinheiro é, como (Luiz) Caetano é, como Moema (Gramacho) é. Eu não vou antecipar esse processo”, respondeu o governador, deixando de fora nomes de aliados como o vice-governador Otto Alencar (PP) e o presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PDT).

Wagner voltou a dizer que pretende disputar uma cadeira na Câmara Federal em 2014, abrindo mão de disputar o Senado em prol da unidade da base aliada – leia-se na defesa do interesse petista em fazer o sucessor do governador, desprezando os demais partidos da base.

FUTEBOL: Seleção de Camacan empata com Mascote e se complica no intermunicipal

FUTEBOL - Em jogo realizado ontem (28) pela 5ª rodada do campeonato baiano intermunicipal, a seleção de Camacan terminou empatando com a seleção de Mascote por 0 x 0, em jogo realizado no Estádio Municipal de Santa Luzia. Com esse resultado a seleção de Camacan se complicou na tabela do campeonato e não depende de si mesma para se classificar para a próxima fase. No próximo domingo a Camacan vai enfrentar São José da Vitória e não pode nem pensar em perder ou empatar se quiser seguir no campeonato. O jogo vai ser realizado às 15:00 horas, em Camacan, no Estádio Ribeirão. Confira a classificação atual do grupo 14:

Classificação Grupo 14

  PJVEDGPGCSG%
1Ilhéus11532074373.33
2São José da Vitória9530275260.00
3Camacan5512244033.33
4Mascote2502305-513.33

PORTO SEGURO: Passeio entre amigos termina em tragédia

PORTO SEGURO - Um passeio entre dois amigos, na tarde deste sábado (28), em Porto Seguro, terminou em tragédia. Gleyber Souza Sposito, 28 anos, e Ramon Bonfim Santana, 28, saíram de Eunápolis em um carro para passar o fim de semana no litoral.

Por volta das 13h10, no km 54 da BR-367, Gleyber perdeu o controle da direção de um Punto. O automóvel caiu em uma ribanceira de quase 20 metros e os dois morreram.

Gleyber, que não usava cinto de segurança, foi arremessado. O amigo dele ficou preso nas ferragens. O caro - que chegou a derrubar uma árvore -, ficou completamente destruído.

A Polícia Rodoviária Federal informou ao Radar64, com base em relato de uma testemunha, que Gleyber ultrapassava outro carro em local proibido e que tentou voltar para a sua mão ao avistar um caminhão vindo em sentido contrário.

O corpo de Ramon não pode ser retirado das ferragens no local. O veículo foi levado para uma oficina mecânica em Porto Seguro. Foi preciso cortar a lataria para removê-lo.

Gleyber era funcionário público federal. Há três meses, ele veio de Brasília para trabalhar no Tribunal Regional do Trabalho em Eunápolis. Ramon tinha vindo de Gandu (BA) visitar o amigo, que também era natural do município baiano.

* Informações: Radar 64

ALMADINA: Policial foi baleado em troca de tiros com bandidos

ALMADINA - A noite de sábado foi movimentada em Almadina. Logo cedo por volta das 19h o Policial Militar, José Alberto dos Santos, 33 anos, Dos Santos ficou ferido no rosto. Segundo informações do repórter Hélio Fonseca da Difusora, ele foi vítima vítima de um ataque à viatura da polícia na região do Campo de Areia e teria levado no rosto estilhaços de chumbo. 

Diversas viaturas da PM se deslocaram até o município de Almadina para tentar localizar os autores do atentado contra o policial e nesta perseguição um novo embate foi travado gerando um tiroteio na cidade, onde um dos supostos autores veio a óbito e o corpo encontra-se no Hospital Geral de Coaraci aguardando liberação. 

* Informações: Almadanews

SÃO JOSÉ DA VITÓRIA: Assaltante carioca foi preso no município

SÃO JOSÉ DA VITÓRIA - Dois homens foram presos neste final de semana no município de São José da Vitória, 435 km de Salvador, por assalto e porte ilegal de arma. Segundo a Polícia Militar local, um homem identificado como Douglas de Oliveira, natural do Rio de Janeiro e com passagens por formação de quadrilha em Salvador, roubou cerca de R$ 200,00, de uma empresa.

Já Domingos Souza Almeida, participou do crime emprestando um revólver calibre 32. Os acusados foram transferidos para o Complexo Policial de Itabuna e devem aguardar pela primeira audiência em Itajuípe.

domingo, 28 de agosto de 2011

BRASIL: Haddad gasta R$ 97 mil por dia com eventos

BRASIL - O Ministério da Educação, comandado pelo pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo Fernando Haddad, gastou em média R$ 97 mil por dia com a organização de eventos desde 2009, quando criou o Comitê de Eventos, que centralizou esse tipo de despesa. A beneficiada dos valores gastos, que chegam a R$ 94 milhões, é a FJ Produções, empresa alvo de inquérito civil público no Ministério Público Federal (MPF) e de operação da Polícia Civil do Distrito Federal por suspeita de superfaturamento e corrupção. Desde 2009, a empresa ganhou dois pregões eletrônicos para organizar seminários, fóruns e oficinas do Ministério da Educação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e da Capes. Somente no ano passado foram R$ 50 milhões para a realização dos eventos. O valor faz da FJ Produções a empresa que mais recebeu recursos da Subsecretaria de Assuntos Administrativos da pasta, que teve um total de despesas de R$ 164 milhões. Em resposta à reportagem do Estadão, o Ministério da Educação disse que a FJ "comprovou todas as certidões negativas requeridas e não tinha impedimento para participar da licitação". Quanto ao número de eventos, afirma que entre 2009 e 2010 houve a consolidação do Plano de Desenvolvimento da Educação e a expansão das redes federais de ensino superior.

* Informações: Bahia Notícias

UNA: Gusmão Neto diz que o prefeito de Una “cava a própria sepultura”

UNA - O jovem jornalista e pré-candidato a prefeito Gusmão Neto (PMDB), manifestou a sua insatisfação contra o método de governar do prefeito Dejair Birschner (PP). “As atitudes dele, de perseguição, difamação, o método sujo de fazer política está alertando a cidade para que entre um novo projeto, com idéias novas. Um projeto que resgate a auto estima do povo, que já tivemos e foi expurgada pelo prefeito capixaba. Sem perceber, Dejair está fazendo um favor aos unenses”, disse. Gusmão declarou que tem ficha limpa, ao contrário do prefeito. “O bacana é que a máscara dele está caindo e o povo já não da credibilidade aos insultos dele. Aliás, eu não tenho ficha suja no cartório, diferente dele que é acusado pelo MP de estuprar três crianças, alvo e processo por comprar diploma de alfabetizado, para fraudar registro de candidatura”, finalizou. Com essas declarações, o jovem jornalista demonstrou que está empolgado para disputar a eleição em 2012. 

* Informações: Políticos do Sul da Bahia

BRASIL: Eterno picadeiro

BRASIL - Durante a recente cerimônia de relançamento da Frente Parlamentar do Esporte, o deputado Popó de Freitas (PRB-BA), uma vez empossado presidente, quebrou o protocolo e chamou o colega Tiririca (PR-SP), que estava na plateia, para compor a mesa.

O palhaço dirigiu-se ao palco, cumprimentou o boxeador e, tomando o microfone, repetiu um dos seus bordões mais conhecidos:

-Eu fui convidado a subir aqui e não poderia deixar de aceitar, senão eu iria mooooorrreerrr!

* Informações: Folha de São Paulo

sábado, 27 de agosto de 2011

ITACARÉ: Liminar manda Coelba restabelecer o fornecimento de energia na sede da prefeitura

ITACARÉ - Uma liminar expedida pelo juiz Eduardo Gil Guerreiro, da Comarca de Itacaré, determinou à Coelba que restabelecesse imediatamente o fornecimento de energia elétrica na sede da prefeitura de Itacaré. A religação foi feita às 10h desta sexta (26).

A energia do centro administrativo foi cortada há aproximadamente 10 dias e deixou às escuras o gabinete do prefeito Tonho de Anízio (PCdoB), os departamentos de Tributos e Projetos e a Procuradoria-Geral do Município.

O débito da prefeitura com a Coelba é de aproximadamente R$ 300 mil. O município diz que a maior parte do valor é de renegociação de dívida deixada pelo governo anterior. A companhia de eletricidade diz que o “prego” é da atual gestão.

O juiz Eduardo Gil Guerreiro, além de determinar a religação, proibiu a Coelba de acionar novamente o “alicatão” caso ocorram novos atrasos de pagamento. O descumprimento da decisão acarretará em multa diária de R$ 1 mil.

SANTA LUZIA: Educação entrou em greve

SANTA LUZIA - Cansados de tantos acordos não cumpridos, os servidores da educação (professores, merendeiras, zeladores, motoristas, porteiros, vigias e secretárias escolares) em Santa Luzia (BA) declararam greve , por tempo indeterminado. Até que sejam cumpridos todos os pontos de reivindicações. 

As reivindicações são as seguintes: 

* Pagamento dos salários de todos os servidores que estão sem receber, alguns tem 3 meses sem perceber seus vencimentos. Sem falar nos profissionais contratados que estão a 7 meses; 

* Cumprimento do plano de carreira: elevação de nível, gratificação por aperfeiçoamento profissional, gratificação para professores do campo, gratificação por deslocamento, mudança de referência, extensão de carga horária, entre outros;

* Pagamento da diferença salarial retroativa a: janeiro, fevereiro, março e abril; 

* Repasse dos impostos sindicais dos meses: abril, maio, junho e julho; 

* Eleição para a escolha de novos diretores; 

* Reformas e construção de novas escolas; 

* Transportes escolares em boas condições; 

* Merenda escolar de qualidade; 

* Dentre outros. 

ITACARÉ: Coelba cortou luz energia da prefeitura por falta de pagamento

ITACARÉ - O prédio da prefeitura de Itacaré, no sul baiano, teve o fornecimento de energia elétrica cortado pela Coelba e há dez dias o local permanece fechado. De acordo com o site A Região, faturas vencidas este ano não foram pagas e a fornecedora, após encaminhar várias notificações, decidiu interromper o serviço. Mesmo com uma receita nos sete primeiros meses de pouco mais de R$ 13 milhões, a administração municipal entrou com uma ação na Justiça com o pedido o religamento, após alegar que houve queda de receita e, por conta disso, não teve como cumprir com suas obrigações. A falta de energia não é o único problema que o prefeito Antônio Mário Damasceno (PCdoB) enfrente atualmente. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) move uma ação contra o comunista por contratar uma empresa para a locação de veículos e motos sem realizar licitação.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CAMAMU: Ex-prefeita chama Justiça de corrupta

CAMAMU - Após o holofote em torno da cassação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocorrida no último dia 16 de agosto, a ex-prefeita de Camamu, Ioná Queiroz (PT), obteve novo destaque no noticiário político da Bahia por causa de um vídeo em que aparece fazendo declarações negativas contra o poder Judiciário. No vídeo, publicado no Youtube, a ex-gestora associa supostamente sua derrota à corrupção infiltrada no Pleno do TSE. “Por que será que uma pessoa que ganha uma eleição… eu digo a vocês muito de mãos limpas, eu não peguei um real do município para comprar liminar. A Justiça é o maior corrupto deste país, eu digo hoje para vocês”, afirmou em meio à plateia de correligionários. A petista foi afastada do cargo sob acusação de crime eleitoral e abuso de poder econômico. Ontem, em conversa com Tribuna, ela se defendeu das denúncias e atribuiu o discurso a “um momento de desabafo”. “Na realidade, tenho plena convicção de que não pratiquei esse ato. Não existe crime político e nós ficamos revoltados com essa situação. A cidade estava toda chorando e eu estou ainda emotiva por haver essa certeza de que não sou culpada. Eles (adversários) não conseguiram encontrar nada que indicasse improbidade administrativa, aí foram verificar no eleitoral. Todas as pessoas que tiveram acesso às informações viram que isso tudo não tem procedência”, justificou. 

* Informações: Tribuna da Bahia

BAHIA: Governador lança programas de saúde que beneficiam mulheres baianas

BAHIA - Na manhã desta sexta-feira, o governador Jaques Wagner participa, em Salvador, de eventos voltados para a saúde, o que vai possibilitar a ampliação do atendimento médico na capital e interior. Às 8h30, o governador inaugura o Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira, no Centro Espírita Mansão do Caminho, no bairro de Pau da Lima, com a presença do fundador da instituição, Divaldo Franco. Às 9h30, no Centro de Convenções da Bahia, o governador, acompanhado do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançam a Rede Cegonha, programa que reúne um conjunto de medidas para garantir à mulher brasileira, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal, parto e pós-parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê. No mesmo evento, Wagner e Padilha lançam o edital para credenciamento dos serviços de rastreamento do câncer de mama, que prevê a implantação de unidades móveis para o atendimento às mulheres nas 28 microrregiões do estado.

* Informações: Secom

COARACI: Município terá educação ambiental

COARACI - Os municípios de Coaraci e Gandu vão participar da segunda fase do Projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento. As ações serão devolvidas a partir de setembro em 13 municípios do interior.

O projeto é realizado pela Embasa - Empresa Baiana de Águas e Saneamento, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia, e tem o objetivo de fortalecer a participação da sociedade civil nas questões relativas ao saneamento básico. 

Os municípios selecionados têm população de até 70 mil habitantes, estão realizando obras de saneamento ou tem projeto a ser executado. As ações foram iniciadas no final de 2009 e já contemplaram outros 13 municípios baianos na primeira fase. 

O projeto também contribuirá para o processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento dos municípios envolvidos. 

O prazo para a elaboração do Plano se encerra em 2013. O município que não tiver o plano pode sofrer com o bloqueio de verbas federais para a realização de projetos de saneamento

* Informações: Coaraci Notícias.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

IBICOARA: Prefeita ataca de modelo na Chapada Diamantina

IBICOARA - A prefeita de Ibicoara, região da Chapada Diamantina, Sandra Vidal (PCdoB), participou de uma campanha publicitária da loja Empório, e aparece em diversos outdoors espalhados por Vitória da Conquista. As peças de marketing são parte da divulgação do Festival de Inverno Bahia. Sandra posou ao lado de outras três mulheres com grifes da boutique. As informações e foto são do Blog do Anderson.

ITABUNA: Estado terá de transferir pacientes do hospital de base

ITABUNA - Uma liminar publicada no Diário Oficial do Poder Judiciário desta terça-feira, determina que o Estado da Bahia promova os meios materiais necessários para atender as solicitações de assistência social do Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães (HBLEM), quanto aos pacientes José Carlos Mota Dias Rocha, Valdenilson Diorato dos Santos e Laudelino Rocha dos Santos, internados na unidade que fica em Itabuna. A decisão, proferida pelo Juiz Gustavo Silva Pequeno, titular da 2ª Vara dos Feitos de Relação de Consumo, Cível, Comercial e Fazenda Pública, faz parte de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Publico do Estado (MPE). Caso a decisão não seja cumprida, o Estado pagará multa diária de R$ 10 mil. Segundo Gilnay Cunha Santana, diretora do HBLEM, outra paciente que se beneficiaria com essa mesma decisão judicial seria Diva de Oliveira, que estava internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) desde 7 de junho, diagnosticada com aneurisma na artéria comunicante anterior, e que precisava tratamento neurocirúrgico. Diva não resistiu e faleceu na noite de terça-feira. 

* Informações: A Tarde

ARATACA: Ex-bandeirinha Ana Paula Oliveira participará do 1º Campeonato Municipal de Futebol

ARATACA - Está confirmada a participação da ex-bandeirinha Ana Paula Oliveira no 1° Campeonato Municipal de Futebol. O primeiro jogo do campeonato será apitado por Ana Paula e as Musas dos dois times irão entrar em campo com ela.

A bandeirinha ficou famosa por ser uma das primeiras auxiliares a atuar na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro e por sua beleza. Seu trabalho nos gramados rendeu a possibilidade de realizar palestras para empresas e grupos femininos e estudantes, e a possibilidade de participar de inúmeros programas de televisão.

Ana Paula Oliveira começou a carreira em 1998, e, já em 2001, participou do seu primeiro jogo na Série A-1 do Campeonato Paulista. Após um próspero início de carreira (foi o grande destaque na vitória do Corinthians diante do São Paulo, por 3 a 2, na grande final do Campeonato Paulista de 2003), algumas tomadas de decisão à partir de 2006 geraram polêmica na carreira da Musa da Abitragem Brasileira.

UBATÃ: Prefeitura decreta situação de emergência e estado de calamidade pública

UBATÃ - A Prefeitura de Ubatã, por meio do decreto 074 de 23 de agosto de 2011, decretou situação de emergência e estado de calamidade pública a área de limpeza pública do município, área esta, de acordo com o decreto, atingida pelo descaso administrativo do ex-prefeito Edson Neves.

O executivo suspendeu, ainda, o contrato com a MM, empresa responsável pela limpeza pública do município. A prefeitura argumentou, dentre outros motivos para suspender o contrato, fortes indícios de irregularidades no contrato licitatório bem como superfaturamento do valor praticado pela MM.

A MM cobra, pelo serviço de coleta de lixo, cerca de 170 mil reais mensais aos cofres públicos ubatenses. Assim, suspender o contrato com a MM é mais do que coerente, mas daí a decretar situação de emergência e estado de calamidade pública já são outros quinhentos. Vale lembrar que, com o decreto, a Prefeitura vai poder celebrar contratos sem licitação, uma verdadeira “mão na roda”.

* Informações: Ubatã Notícias

ITABUNA: Mãe é presa por queimar a mão do filho com garfo

ITABUNA - Lucineuma Medrado dos Santos, 30, foi presa nesta quarta-feira (24) na cidade de Itabuna, a 416 km de Salvador, acusada de maus tratos. Ela queimou a mão do filho de oito anos com um garfo quente porque ele teria roubado um mercado. De acordo com informações do Radar Notícias, funcionários do estabelecimento relataram que a mãe da criança foi chamada porque o garoto tinha furtado um pacote de beiju. Eles contaram também que esta não é a primeira vez que o menino pratica o crime no local.

Ainda segundo o site, a mãe alega que estava em casa conversando com o filho, quando encostou o garfo quente na mão dele. Lucineuma disse que o menino já roubou dinheiro dentro de casa e que também já foi chamada pelos professores para falar sobre o comportamento da criança.

A mãe contou ainda que foi a primeira vez que ela teria queimado o filho e que está arrependida. Ela foi encaminhada para prestar depoimento no Complexo Policial e depois conduzida para o presídio da cidade.

* Informações: Radar Notícias

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

POTIRAGUÁ: Confiram tudo que vai acontecer na 33ª Vaquejada de Potiraguá


POTIRAGUÁ - Nos dias 2, 3 e 4 de setembro Potiraguá estará em festa com a 33ª Vaquejada do Município que premiará os vaqueiros profissionais e amadores com R$ 25 mil. A vaquejada vai acontecer no Parque de Eventos Agropecuários Pedro Barbosa de Deus. Muita animação e boi no chão vão fazer parte desta grande festa que promete agitar o município de regiões vizinhas. A prefeitura municipal de Potiraguá promete ajeitar tudo no mínimos detalhes para que fique tudo organizado e a festa aconteça na mais perfeita harmonia. A vaquejada serve também para comemorar a festa da cidade, que vai completar 58 anos de emancipação. E para fazer a festa várias atrações irão se apresentar de graça no Parque de Eventos: Lordão, Serginho de Goiás, Preto Bom (Fábio do Programa Fama), Madeirada do Arrocha, Toinho de Mairi, Rejane & Robério, Shaiki Style, A Blitz, Afemaria, Derik & Val, Lênio Lopes, Forró Danado de Bom, Roni & Kaliane, e muito mais. Vai ser realmente imperdível essa vaquejada que já é tradição e referência na região.

BRASIL: Dilma gastará R$ 96 mil em enxoval do avião

BRASIL - O Palácio do Planalto encomendou a troca de enxoval completo para o avião da Presidência da República. Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, serão comprados oito jogos de lençol 100% algodão, com fios penteados em cetim de cores suaves (vinho, branco, bege, marfim, azul e terra), e oito jogos de lençol 600 fios, 100% algodão egípcio, de textura acetinada e cores nobres (branca, marfim e cáqui). O pedido contempla ainda toalhas de fios penteados em cetim, 300 travesseiros e 300 mantas. A compra deve custar R$ 96 mil.

BAHIA: Deputado chama governador de tirano

BAHIA - O deputado estadual Targino Machado, líder do bloco PSC/PTN na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), segue transtornado com o “absurdo proposto pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, em realizar mudanças no Planserv”. O parlamentar voltou a comentar sobre o assunto nesta quarta-feira (24), dia em que será votado o polêmico projeto de lei.

Para ele, a atitude do petista é tirana e equivocada. “Essa forma de agir sobre os planos de saúde é uma atitude tirana do governador Jaques Wagner, que está se achando um Deus. Antônio Carlos Magalhães, com todas as malvadezas realizadas, nunca tentaria algo desse tipo, tirando do funcionário público um direito conquistado com muita luta”, disse.

De acordo com o parlamentar, essa data ficará marcada na história da Bahia. “Esse absurdo que o governador da Bahia está fazendo com o Planserv ficará marcado na história do estado e dos funcionários públicos. Essa data de 24 de agosto será um tiro nos funcionários e ficará mais marcada que o tiro dado por Getúlio Vargas, em 1954, em sua cabeça, que hoje completa 57 anos de ocorrido”, concluiu.

* Informações: Bocão News

MUCURI: TCM diz que prefeitura realiza gastos excessivos com festas

MUCURI - O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou pela procedência parcial da ação contra a prefeitura de Mucuri, sob gestão de Paulo Alexandre Matos Griffo, em função de irregularidades nas contratações de atrações artísticas e gastos excessivos com Festejos do Verão e Carnaval, no montante de R$ 1,1 milhão, em 2009. A relatoria aplicou multa no valor de R$ 2 mil ao gestor, advertindo para o devido respeito aos princípios da razoabilidade e da economicidade. Cabe recurso.

INTERNET: Blogs são fontes de informações para 28% dos brasileiros

INTERNET - Pesquisa CNT/Sensus sobre popularidade do governo apura pela primeira vez o peso da blogosfera como fonte de informação. Dos entrevistados, 16% dizem recorrer a blogs de notícias “sempre” e 12%, “às vezes”. “Números são muito expressivos”, diz analista. Quase 20% da população pretende ter acesso à internet em até 12 meses.

Os blogs de notícias são uma fonte de informação permanente para 16% dos brasileiros, cerca de 21 milhões dos 135 milhões de eleitores que estavam aptos a votar na eleição do ano passado. Outros 12% da população recorrem à blogosfera “às vezes”, o equivalente a 16 milhões de eleitores.

Os dados fazem parte de uma pesquisa periódica sobre a popularidade do governo feita pelo instituto Sensus a pedido da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). A mais recente edição foi divulgada na última terça-feira (16/08). Foi a primeira vez que o levantamento tentou descobrir os hábitos dos brasileiros na internet.

“A blogosfera tem sido crescentemente uma fonte de informação. Vinte milhões de eleitores usando a internet para se informar sempre é muita coisa”, disse à Carta Maior o diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes. “Eu, por exemplo, aposentei o jornal escrito.”

A pesquisa buscou apurar também a penetração das três redes sociais mais populares no Brasil, as quais funcionam de alguma forma como fonte de informações ou meio de fazê-las circularem. Entre os entrevistados, 27% declararam que têm Orkut, 15%, que têm Facebook e 8%, Twitter.

Para Ricardo Guedes, de maneira geral, os números revelam uma penetração “muito expressiva” das redes sociais.

A CNT informou, por meio da assessoria de imprensa, que a inserção deste tipo de assunto na pesquisa não teve nenhuma razão especial. Segundo Ricardo Guedes, é importante ter a dimensão do peso da blogosfera e das redes sociais porque elas cada vez mais ajudam a formar a opinião das pessoas e dos eleitores.

De acordo com a pesquisa, 25% dos brasileiros (33 milhões de eleitores) dizem usar a internet “diariamente”, enquanto 10% utilizam “alguns dias por semana”. Há ainda 19% que disseram que não tem internet nem em casa, nem no trabalho, mas que pretendem ter nos próximos 12 meses. 

* Informações: Carta Maior

IPUPIARA: "Bahia virou velho-oeste" vejam o vídeo da ação dos bandidos neste estado sem segurança



IPUPIARA - Uma das agências bancárias assaltadas nesta segunda-feira (22) não tem previsão para a reabertura em Ipupiara. Segundo informações da assessoria do Banco do Brasil, a agência foi muito destruída pela ação dos assaltantes e levará algum tempo para que os equipamentos sejam repostos. Os moradores que precisarem dos serviços dos banco devem recorrer às agências das cidades vizinhas, como Oliveira dos Brejinhos e Gentio de Ouro. Ainda de acordo com a assessoria do Banco do Brasil, não serão divulgadas informações sobre a quantia que foi levada pelos assaltantes. Já a agência do Bradesco, também assaltada, não funcionou nesta terça mas deve ser reaberta na quarta-feira, segundo funcionários. O valor roubado também não foi divulgado pelo Bradesco. Um vídeo filmado por um cinegrafista amador flagrou a ação dos bandidos na cidade. 

* Informações: Correio



terça-feira, 23 de agosto de 2011

BARRO PRETO: Vereador chama prefeito de ladrão e manda registrar em ata

BARRO PRETO - O vereador Gideon Ribeiro, de Barro Preto, não economizou ênfase para atacar a corrupção que ele vê tomar conta do governo do prefeito Adriano Clementino. Em um discurso duro no plenário da Câmara, Ribeiro relatou visitas ao Tribunal de Contas, onde teria encontrado diversos indícios de desmandos administrativos e corrupção.

Em meio ao discurso, o vereador chamou o prefeito literalmente de ladrão e completou: “peço que isso conste em ata”.

O último parecer do TCM sobre as contas de Clementino deverá ser analisado pela Câmara no próximo mês e quatro dos nove vereadores já anteciparam voto pela reprovação do gestor.

* Informações: Blog do Pimenta

ANAGÉ: Prefeito é afastado do cargo

ANAGÉ - O prefeito de Anagé, Elbson Soares (PTB), foi afastado do cargo nesta terça-feira (23) após decisão unânime dos vereadores da cidade. Bibi de Anagé, como é conhecido, ficará fora do poder por 90 dias. De acordo com o Blog do Anderson, o processo de cassação foi aberto após auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) apontar uma série de irregularidades nas contas públicas do município do sudoeste baiano. O alcaide, inclusive, já teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em 2003 e, atualmente, responde a processos por compra de votos nas eleições de 1996, 2000 e 2008.

* Informações: Blog do Anderson


ITABUNA: Geraldo Simões destaca implantação de Universidade Federal do Sul da Bahia

ITABUNA - O deputado federal Geraldo Simões destacou a implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia. Dilma confirmou também que a reitoria da nova universidade será em Itabuna. Para o parlamentar, “a Universidade Federal do Sul da Bahia é um sonho que se tornou realidade e se constitui num farol do desenvolvimento. É tão importante quanto e emancipação política, ocorrida há 101 anos”. 

A luta pela implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia começou em 2002, quando Lula era candidato a presidente e passou uma semana em Itabuna, a convite do então prefeito Geraldo Simões. Na ocasião, confiante na vitória de Lula, Geraldo disse a ele que Itabuna merecia sediar uma Universidade Federal, tanto por sua importância para a Bahia, como por ter sido a primeira cidade de grande porte no Estado a eleger um prefeito do PT duas vezes.

CAMAMU: "Ioná está dilapidando Camamu", diz novo prefeito

CAMAMU - A prefeita cassada de Camamu, no baixo-sul baiano, Ioná Queiroz (PT), estaria promovendo uma devassa no município, após a confirmação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de sua destituição, anunciada no último dia 16. A denúncia é do novo prefeito Américo José da Silva (PR), que ainda não assumiu o posto porque o acórdão da Justiça eleitoral não foi publicado. Em visita à redação do Bahia Notícias, nesta segunda-feira (22), o republicano disse que a petista tem atuado irregularmente, com o intuito de boicotar a sucessão. “Ela está dilapidando o município. Retirando computadores das secretarias, dando fim em documentos, isso à vista de todos”, relatou. Ainda de acordo com Américo, Ioná ordenou a suspensão do fornecimento de transporte e merenda escolar e interrompeu o atendimento no hospital municipal. “Eles deixaram de levar os estudantes para a escola, pararam de dar a merenda e até o hospital está sem funcionar plenamente”, acusou. O novo prefeito, segundo colocado nas eleições de 2008, disse ainda que pretende ir a Brasília com o objetivo de pressionar a Corte a publicar o acórdão. A reportagem tentou entrar em contato com a prefeita cassada, para comentar as denúncias, mas sem sucesso.

* Informações: Bahia Notícias

BAHIA: Marcelo Nilo quer ser governador

BAHIA - De fato, as eleições começaram nos bastidores da política na Bahia. Na capital e no interior as próximas eleições municipais, em 2012, serão praticamente definitivas para os que pretendem estar “fortes” em 2014.

Marcelo Nilo acha que vai emplacar candidatura ao governo do estado. Parece que tomou gosto depois de sentar na cadeira de Jaques Wagner. Resta saber quem vai apoiar e quem vai votar.

Duas notas desta terça-feira (23) na coluna Raio Laser comentam sobre esses temas de bastidores. Confira a íntegra abaixo.

Afoitos
Tem deputado estadual correndo feito doido para fechar acordos políticos no interior, para 2012, mas de olho mesmo na disputa de 2014. O detalhe é que o apoio na eleição municipal não dá garantia nenhuma aos parlamentares de que chegarão fortalecidos no pleito estadual.

Estratégia
Nos corredores da Assembleia há quem diga que o presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo, buscou viabilizar a ida do prefeito Tarcízio Pimenta para o PDT, porque precisava de um candidato em Feira em 2012 (para não ter que apoiar o petista Zé Neto). Segundo um deputado governista, o PDT nunca apoiou o PT na Bahia e, portanto, não precisaria apoiar automaticamente Zé Neto. Até porque, disse, é claro e notório que o projeto político de Nilo é disputar o governo em 2014.

* Informações: Bocão News

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

SÃO JOÃO DO PANELINHA: Câmeras de segurança flagram assalto em farmácia

SÃO JOÃO DO PANELINHA - No último Sábado dia (20) por volta das 13:00 Horas, aconteceu bandidos armados assaltaram a Farmácia Baiana em São João do Panelinha. O proprietário, informou a nossa redação que dois elementos pararam uma moto de cor preta de placa JRZ 9199 Camacan, para comprar preservativos, um deles aparenta 25 anos e de cor parda, entrou no estabelecimento enquanto o outro ficou esperando com a moto ligada na frente do estabelecimento.

De acordo com informações um dos assaltantes entrou na farmácia fingindo fazer o pagamento quando anunciou o assalto, exigiu que a balconista lhe entregasse o dinheiro do caixa. 


A ação durou em torno de um minuto e meio. Testemunhas contaram que os bandidos fugiram em direção ao distrito do novo Itamarati. O proprietário da farmácia disse que esse é o segundo assalto seguido e o episódio tem se repetido por falta de policiamento na comunidade.

O proprietário da farmácia destacou que parou de prestar atendimento 24 horas, e já pensa em fechar o comércio por causa dos prejuízos que vem sofrendo nos últimos tempos com a ação dos marginais, fato que vem ocorrendo com certa frequência. 


Alguns comerciantes comentaram que nem fazem questão de registrar queixa, pois entendem que na maioria das vezes a polícia não faz vistoria nos locais assaltados e arrombados.

* Informações: O Tempo Jornalismo

CAMACAN: Empresa de compra de cacau tem R$ 4 mil roubados

CAMACAN - A Nobrecau compras de cacau localizada á rua Carlos Gomes, centro de Camacan teve uma quantia de R$ 4 mil reais roubados na manhã desta segunda-feira (22) por volta das 9:00mim .

De acordo com Manoel Gomes de Souza, 40 anos, proprietário do estabelecimento comercial dois irmãos são os suspeitos da pratica do furto.

Ele conta que os estudantes são seus conhecidos e foram os únicos que entraram no recinto para trocarem de roupa antes de irem à escola. O comerciante confessou que pelo menos duas vezes na semana os jovens trocam de roupa no seu local de trabalho.

Ele frisou ainda que os menores de 15 e17 anos tem costume de entrar no local para trocar de roupa antes de ir a escola e somente eles tiveram acesso ao local onde o dinheiro estava guardado.

A empresa de compra de cacau fica ao lado de um ponto de moto-táxi. Ele disse que após a saída dos estudantes rapazes o dinheiro desapareceu.

Um cliente chegou para vender um o cacau, após a pesagem do produto ele foi até o local onde coloca o dinheiro e só a partir daí percebeu que o montante tinha desaparecido.A polícia militar foi acionada mais um dos menores negou que tivesse afanado o dinheiro. O comerciante pediu providências policiais.

* Informações: O Tempo Jornalismo (Agnaldo Santos)

CARAVELAS: Prefeito renuncia ao cargo


CARAVELAS - O prefeito de Caravelas, no sul baiano, Luiz Antônio Alvim Delgado (PP), renunciou ao cargo na manhã desta segunda-feira (22), após recomendações de seus médicos. De acordo com o portal N3, Loló, como é conhecido, enfrenta problemas de saúde. O vice-prefeito Jadson Ruas (PRB) assume o comando da administração municipal e a sua posse está marcada para as 15h, na Câmara de Vereadores.